Sacolas de compras, canudos e outros itens de plásticos de uso único estarão proibidos no Canadá a partir de 2021.
A medida, que alcança outros elementos como embalagens e talheres de comida difíceis de reciclar, fazem parte de um plano ambicioso para a eliminação total de resíduos plásticos até 2030. O tema figura no alto do programa ambiente do governo do primeiro-ministro Justin Trudeau.
O ministro do Meio Ambiente Jonathan Wilkinson admitiu que o Canadá "não está liderando o mundo nisso". "Muitos países na Europa, incluindo o Reino Unido, já têm avançado neste caminho e certamente temos aprendido com o que fizeram", disse.
Segundo Ottawa, Canadá despeja três milhões de toneladas de plástico por ano. Isso inclui 15 bilhões de sacolas plásticas e 57 milhões de canudos. E apenas 9% disso são reciclados.
Canadá espera chegar a 90% em 2029 seguindo as metas da Europa, comentou Wilkinson. "Há muitos (itens plásticos) que seguiremos usando apenas uma vez", garantiu. "Mas necessitamos que essas coisas possam ser recicladas, que possamos sustentar a economia e não destruir o ambiente".
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.