Nazismo

Promotoria grega pede 13 anos de prisão para líderes de partido neonazista

A promotora pediu penas de cinco a sete anos de prisão para outros 11 deputados do partido, entre eles a esposa de Michaloliakos

Agência France-Presse
postado em 13/10/2020 12:01
Nesta foto de arquivo tirada em 2 de outubro de 2013, o líder do partido neonazista grego Golden Dawn Nikos Michaloliakos (C) é escoltado por uma polícia mascarada a um tribunal de Atenas. -  (crédito: LOUISA GOULIAMAKI / AFP)
Nesta foto de arquivo tirada em 2 de outubro de 2013, o líder do partido neonazista grego Golden Dawn Nikos Michaloliakos (C) é escoltado por uma polícia mascarada a um tribunal de Atenas. - (crédito: LOUISA GOULIAMAKI / AFP)

Uma promotora grega pediu, nesta terça-feira (13/10), uma pena de 13 anos de prisão para os líderes do partido neonazista Amanhecer Dourado, considerados culpados na semana passada por "direção de organização criminosa".

A promotora Adamantia Economou solicitou esta pena para o líder do Amanhecer Dourado, Nikos Michaloliakos, negacionista e admirador do nacional-socialismo, assim como para outros seis líderes do partido neonazista, entre eles o eurodeputado Ioannis Lagos.

Seu pedido deve ser discutido por um painel de três juízes que anunciarão sua decisão até quinta-feira.

A promotora pediu penas de cinco a sete anos de prisão para outros 11 deputados do partido, entre eles a esposa de Michaloliakos.

Na segunda-feira, o Tribunal Penal de Atenas rejeitou todas as circunstâncias atenuantes que possam aliviar as penas de prisão enfrentadas pelos líderes do partido neonazista.

O recurso de Ioannis Lagos, que pediu a substituição de três juízes desse tribunal cujo veredicto considera "parcial", também foi rejeitado na noite de segunda-feira.

Lagos afirmou que os juízes "exigem o sangue de (...) pessoas inocentes e de suas famílias", e anunciou que considera recorrer à Corte Europeia dos Direitos Humanos.

O processo contra o Amanhecer Dourado é considerado um dos mais importantes da história política da Grécia.

Após cinco anos e meio de audiências, o tribunal qualificou com unanimidade na semana passada o partido paramilitar como "organização criminosa", um veredicto visto como "histórico" pela presidente da República, Katerina Sakellaropoulu, e por toda uma faixa da classe política grega.

O tribunal confirmou a culpabilidade do Amanhecer Dourado em vários crimes, como o assassinato do rapper e militante de esquerda Pavlos Fyssas na noite de 18 de setembro de 2013, o de um paquistanês no mesmo ano, ou as agressões contra sindicalistas comunistas também em 2013 e contra pescadores egípcios em 2012.

A promotora pediu prisão perpétua para o assassino de Fyssas, um ex-caminhoneiro.

Nikos Michaloliakos, fundador do partido paramilitar, rejeitou a condenação no Twitter: "Nos julgaram por nossas ideias", escreveu. Sua conta do Twitter foi suspensa pouco depois.

Este longo processo judicial provocou a queda progressiva do Amanhecer Dourado, terceira força política em 2015, que não obteve nenhum deputado nas últimas eleições legislativas em julho de 2019.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação