Diplomacia

Pompeo pede à Armênia e Azerbaijão respeito ao cessar-fogo em Nagorno Karabakh

Até o momento o cessar-fogo acordado para começar no último sábado não foi respeitado

Agência France-Presse
postado em 13/10/2020 13:22 / atualizado em 13/10/2020 13:23
 (crédito: Jason Leysner/AFP)
(crédito: Jason Leysner/AFP)

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, pediu nesta terça-feira (13/10) à Armênia e Azerbaijão que cumpram o cessar-fogo acordado, mas que até o momento não foi respeitado.

"Estados Unidos pedem ao Azerbaijão e à Armênia que implementem seus compromissos com um cessar-fogo acordado e que deixem de atacar áreas civis, como Ganja e Stepanakert", escreveu Pompeo no Twitter.

"Lamentamos a perda de vidas humanas e continuamos comprometidos com uma solução pacífica".

Armênia e Azerbaijão acordaram um cessar-fogo que entraria em vigor ao meio-dia de sábado, assim como uma "negociação" de uma solução pacífica na região de Nagorno Karabakh, anunciou na sexta-feira o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, após 11 horas de negociações em Moscou.

O cessar-fogo, no entanto, não foi respeitado e a Rússia, União Europeia e o Irã já pediram às duas repúblicas ex-soviéticas que apliquem o acordo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação