Isolamento social

Holanda adota confinamento parcial e fecha bares e 'coffee shops'

Restaurantes e cafés vão fechar as portas para tudo, exceto para compras de comida para levar

Agência France-Presse
postado em 13/10/2020 18:14
 (crédito: REMKO DE WAAL / ANP / AFP)
(crédito: REMKO DE WAAL / ANP / AFP)

A Holanda estará sujeita a um "confinamento parcial" a partir desta quarta-feira, que inclui o fechamento de bares, restaurantes e 'coffee shops' para o consumo de cannabis, para tentar impedir um novo surto de covid-19, anunciou o primeiro-ministro Mark Rutte nesta terça-feira (13).

"Entramos em confinamento parcial", explicou Rutte em uma coletiva de imprensa transmitida pela televisão. "Isso irrita, mas é a única solução. Devemos ser mais rígidos", acrescentou.

A venda de álcool e cannabis também será proibida a partir das 20h com o intuito de reduzir os contatos sociais que causam o aumento no número de casos de covid-19, afirmou Rutte, referindo-se às medidas que serão aplicadas a partir da quarta-feira.

Restaurantes e cafés vão fechar as portas para tudo, exceto para compras de comida para levar, bem como os famosos 'coffee shops', onde se vende e consome cannabis.

"Nenhum tipo de álcool ou drogas leves serão vendidos diretamente ou enviados entre as 20h e as 07h", dizem as novas regras do governo. O consumo público também estará proibido nessa faixa de horário.

As autoridades holandesas divulgaram um recorde diário de 7.393 novos casos de coronavírus. Até o final da semana passada, foram registrados 43.903 novos casos e 150 mortes.

Na Europa, a Holanda tem a terceira maior média de novos casos a cada 100.000 pessoas nos últimos 14 dias, atrás somente da República Tcheca e da Bélgica, de acordo com o Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação