Pandemia

Covid-19: EUA supera os oito milhões de casos confirmados

Atrás dos Estados Unidos, a Índia é agora o segundo país com o maior número de casos, com 7,3 milhões

Agência France-Presse
postado em 16/10/2020 16:29
 (crédito: ANGELA WEISS / AFP)
(crédito: ANGELA WEISS / AFP)

Os Estados Unidos superaram os oito milhões de casos confirmados de covid-19 desde o início da pandemia, informou a Universidade Johns Hopkins nesta sexta-feira (16).

A maior potência econômica mundial é, de longe, a mais afetada do mundo pela pandemia em termos absolutos, com mais de 217.000 mortos, segundo a contagem dessa universidade, usada como referência.

A pandemia de coronavírus interrompeu também a campanha presidencial, afundando o país na pior crise de saúde desde a gripe espanhola de 1918 e em sua pior recessão desde a crise de 1929.

Atrás dos Estados Unidos, a Índia é agora o segundo país com o maior número de casos, com 7,3 milhões. Em terceiro lugar está o Brasil, com 5,1 milhões.

Duas semanas após o anúncio do contágio do presidente Donald Trump pela covid-19, a candidata democrata à vice-presidência, Kamala Harris, suspendeu suas viagens até domingo "por excesso de precaução" devido a casos de covid-19 detectados em seu entorno.

O primeiro pico da epidemia nos Estados Unidos foi em abril, quando atingiu Nova York com força e o nordeste do país. Com o fechamento da economia, a curva caiu, mas um desconfinamento muito rápido provocou uma segunda onda em julho, desta vez centrada no sul e no oeste.

Durante o verão nos EUA e até setembro, a epidemia diminuiu, mas a tendência agora é clara: na quinta-feira, a quantidade de novos casos superou os 60.000 e vários estados registraram recordes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação