Conflitos

Bombardeio atinge zona residencial da segunda cidade do Azerbaijão

Dezenas de socorristas tentavam encontrar sobreviventes nos escombros

Agência France-Presse
postado em 16/10/2020 22:56
 (crédito: BULENT KILIC / AFP)
(crédito: BULENT KILIC / AFP)

Um ataque com mísseis atingiu neste sábado (noite de sexta, 16, no Brasil) uma zona residencial da segunda cidade do Azerbaijão, Ganja, e um morador declarou à AFP que sete vítimas foram tiradas dos escombros.

O ataque ocorreu horas depois de Stepanakert, capital da região separatista de Nagorno Karabakh, ter sido bombardeada.

A cidade foi bombardeada várias vezes desde que foram retomados os enfrentamentos entre as forças separatistas, apoiadas por Yerevan, e o Exército azerbaijano, em 27 de setembro. Praticamente todos os moradores da cidade fugiram por causa dos bombardeios.

Em Ganja, jornalistas da AFP viram um edifício destruído pelo míssil, que impactou a região por volta das 03H00 locais de sábado (18h de sexta, horário de Brasília). Dezenas de socorristas tentavam encontrar sobreviventes nos escombros.

Segundo os moradores, mais de 20 pessoas moravam no prédio bombardeado. Um vizinho disse ter visto um menino, duas mulheres e quatro homens serem retirados dos escombros. "Uma mulher perdeu as pernas, outro perdeu um braço", contou Elmir Shirinzaday, de 26 anos.

Jornalistas da AFP na cidade de Mingecevir, a uma hora de Ganja, afirmaram ter ouvido uma forte explosão que fez os imóveis tremerem, por volta do mesmo horário. Mingecevir está protegida por um sistema antimísseis, pois abriga uma represa estratégica. Não se sabia se os mísseis foram destruídos em pleno voo ou se atingiram a cidade.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação