Diálogo aberto

Israel e Bahrein formalizam hoje relações diplomáticas

Os palestinos consideram o acordo uma ''traição''

Agência France-Presse
postado em 18/10/2020 08:53
 (crédito: RONEN ZVULUN / POOL / AFP)
(crédito: RONEN ZVULUN / POOL / AFP)

Jerusalém - Israel e Bahrein formalizam, neste domingo (18/10), a normalização das relações diplomáticas, em uma cerimônia em Manama - informou uma autoridade israelense na capital do arquipélago.

Uma delegação israelense e representantes do reino do Bahrein vão assinar "um comunicado conjunto [que] marcará o estabelecimento de relações diplomáticas plenas", em aplicação do acordo firmado em 15 de setembro entre estes dois Estados em Washington, declarou o governante.

Assim que o documento for assinado, no marco de uma cerimônia marcada para a noite de domingo, Israel e Bahrein poderão abrir embaixadas, acrescentou a mesma fonte.

Após o acordo de paz Egito-Israel, em 1979, e o acordo com a Jordânia, em 1994, os Emirados Árabes Unidos e o Bahrein se tornaram o terceiro e o quarto países árabes a decidir normalizar as relações com Israel.

Os palestinos condenaram esses acordos, que chamaram de "traição" às suas aspirações de criar seu próprio Estado independente.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação