Acordo

Londres sinaliza querer acordo comercial pós-brexit

Já paralisadas, as negociações comerciais pioraram na quinta-feira, quando os 27, reunidos em conselho, exigiram que Londres fizesse concessões, enquanto afirmavam querer continuar as negociações para chegar a um acordo de livre comércio antes do próximo ano, quando as normas europeias não serão mais aplicadas ao Reino Unido

Correio Braziliense
postado em 18/10/2020 13:07
 (crédito: JEFF OVERS / BBC / AFP)
(crédito: JEFF OVERS / BBC / AFP)

O governo britânico declarou neste domingo (18) que deseja chegar a um acordo comercial pós-Brexit com a União Europeia (UE), apesar das negociações estarem estagnadas, afirmando que a bola está "no campo" dos europeus.

"Ainda espero que cheguemos a um acordo", declarou o ministro do gabinete, Michael Gove, à Sky News.

"Quero um acordo, estou disposto a concluí-lo, mas para isso ambas as partes devem se comprometer. Não é o que a UE faz nesse momento", acrescentou, avaliando que os europeus não pareciam "sérios" em seu desejo de alcançá-lo.

Já paralisadas, as negociações comerciais pioraram na quinta-feira, quando os 27, reunidos em conselho, exigiram que Londres fizesse concessões, enquanto afirmavam querer continuar as negociações para chegar a um acordo de livre comércio antes do próximo ano, quando as normas europeias não serão mais aplicadas ao Reino Unido.

No entanto, Londres rejeitou o anúncio e fez dele uma condição para continuar "uma mudança fundamental de abordagem" da UE.

Um porta-voz do primeiro-ministro Boris Johnson tinha alertado que, para os britânicos, as negociações comerciais estavam "encerradas".

Segundo a Comissão Europeia, o negociador-chefe europeu Michel Barnier e seu homólogo britânico David Frost devem se reunir na segunda-feira para discutir o "formato" das negociações.

"A bola está no seu lado do campo", insistiu Michael Gove ao negociador europeu.

À BBC, Gove repetiu que a porta das negociações estaria "entreaberta" caso a UE mudasse "seu posicionamento".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação