Manifestações

Cerca de 600 pessoas são detidas em dia de comemoração por protestos no Chile

Durante a tarde de domingo, na Praça Itália de Santiago, reuniram-se 30 mil pessoas, a maior manifestação deste ano

Agência France-Presse
postado em 19/10/2020 10:05 / atualizado em 19/10/2020 10:08
Vista aérea da manifestação com uma faixa com os dizeres
Vista aérea da manifestação com uma faixa com os dizeres "Vamos superar" na comemoração do primeiro aniversário da revolta social no Chile, em Santiago, em 18 de outubro de 2020, enquanto o país se prepara para um referendo histórico. - (crédito: MARTIN BERNETTI / AFP)

A Polícia prendeu 580 pessoas durante o dia de protestos no Chile, convocados neste domingo para comemorar o primeiro ano do início das manifestações sociais, que incluiu um grande ato que ocorreu a maior parte do tempo de forma pacífica.

O subsecretário do Interior, Juan Francisco Galli, disse que houve "uma distinção muito clara sobre como evoluiu o dia", que teve por um lado uma manifestação pacífica e por outro graves atos de violência.

Segundo o governo, durante a tarde na Praça Itália de Santiago, epicentro das manifestações sociais que eclodiram há um ano, reuniram-se 30 mil pessoas, a maior manifestação deste ano.

Com o cair da tarde, grupos violentos iniciaram atos de violência nos arredores da praça, a cerca de 350 metros da manifestação principal, onde encapuzados atacaram duas igrejas, que foram destruídas pelo fogo.

As imagens em chamas de ambos os templos relembram os incidentes ocorridos um ano antes, em 18 de outubro de 2019, quando após uma convocação para manifestação de estudantes uma dezena de estações de metrô foram queimadas, além de vários prédios. Também houve ataques a lojas e saques.

Durante o dia também ocorreram incidentes em outros bairros de Santiago e em outras cidades do país, que resultaram em um total de 580 detidos, 287 deles na região metropolitana.

Durante a noite houve saques e tentativas de saque; barricadas e ataques a quartéis da polícia, com um total de 107 incidentes graves em todo o país, segundo Galli.

A manifestação aconteceu uma semana antes do histórico plebiscito que perguntará aos chilenos se eles querem mudar ou não a Constituição herdada da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação