Turismo

Fronteira entre Canadá e EUA continuará fechada até 21 de novembro

A maior fronteira internacional do mundo está fechada para quase todo tipo de cruzamento, exceto para bens comerciais

Agência France-Presse
postado em 19/10/2020 16:04
 (crédito:  AFP / Luis ACOSTA)
(crédito: AFP / Luis ACOSTA)

Canadá e Estados Unidos estenderam até 21 de novembro a proibição de viagens não essenciais entre os dois países, a fim de conter o avanço da covid-19, anunciou na segunda-feira (19) o ministro canadense da Segurança Pública, Bill Blair.

"Nossas decisões continuam baseadas nas melhores recomendações da saúde pública disponíveis para manter os canadenses seguros", disse Blair no Twitter.

A maior fronteira internacional do mundo está fechada para quase todo tipo de cruzamento, exceto para bens comerciais, desde 21 de março. A renovação então passou a ser mensal.

Cerca de 400 mil pessoas cruzam diariamente a fronteira, mas esse trânsito foi reduzido ao número mínimo desde a imposição do bloqueio.

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, disse que desejava reabrir a fronteira, mas não considerou seguro devido aos estragos que a pandemia continua fazendo no país vizinho.

"Não poderemos abrir até que tenhamos confiança que os canadenses estarão seguros, mas agora a situação nos Estados Unidos continua sendo preocupante", disse.

Até esta segunda-feira, o Canadá reportou 200 mil casos de covid-19, enquanto que os Estados Unidos atingiram 8,1 milhões. A doença já vitimou 220 mil pessoas no país norte-americano e quase 10 mil no vizinho canadense.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação