Clima

Alasca é atingido por pequenas ondas após alerta de tsunami por forte terremoto

O terremoto foi seguido por pelo menos quatro réplicas, com magnitude 5 ou superior

Agência France-Presse
postado em 19/10/2020 22:52
 (crédito: Reprodução/Google Maps)
(crédito: Reprodução/Google Maps)

Um terremoto de magnitude 7,5 perto da costa do Alasca provocou nesta segunda-feira (19) pequenas ondas de tsunami, de acordo com autoridades americanas, que não registraram vítimas ou danos. A agência nacional de Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) rebaixou o nível do alerta para menos severo, indicando que as áreas afetadas "não devem esperar uma inundação generalizada".

Residentes da área em alerta -que incluía boa parte da costa sul deste remoto estado dos Estados Unidos- foram evacuados e levados para regiões com maior altitude. Foram registradas ondas de 60 cm na pequena cidade próxima a Sand Point, a 100 km do epicentro do terremoto, que ocorreu a 40 km de profundidade.

A zona de risco se estendeu por centenas de quilômetros ao nordeste, até a enseada de Cook, mas não atingiu a maior cidade do Alasca, Anchorage. O terremoto foi seguido por pelo menos quatro réplicas, com magnitude 5 ou superior.

O Alasca está situado no Círculo de Fogo do Pacífico, que tem atividade sísmica. O estado foi atingido por um terremoto de 9,2 graus na escala Richter em março de 1964, o mais forte já registrado na América do Norte.

O terremoto devastou Anchorage e provocou um tsunami que atingiu o Golfo do Alasca, a costa oeste dos Estados Unidos e o Havaí. Mais de 250 pessoas morreram.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação