Pandemia

Califórnia estabelece duras regras para reabertura de parques temáticos

De acordo com os aguardados protocolos, grandes parques como a Disney e a Universal Studios terão permissão para reabrir assim que a transmissão do coronavírus no condado em que operam atingir o nível "amarelo", o menos restritivo do estado

Agência France-Presse
postado em 20/10/2020 21:54
 (crédito: BEN STANSALL / AFP)
(crédito: BEN STANSALL / AFP)

Autoridades de saúde da Califórnia estabeleceram nesta terça-feira (20) rigorosas condições para a reabertura de parques temáticos como a Disneylândia, que foram forçados a fechar as portas por causa da crise do coronavírus. As novas diretrizes devem estender os fechamentos por mais algumas semanas.

De acordo com os aguardados protocolos, grandes parques como a Disney e a Universal Studios terão permissão para reabrir assim que a transmissão do coronavírus no condado em que operam atingir o nível "amarelo", o menos restritivo do estado. Já um parque menor poderá reabrir quando seu condado chegar ao segundo nível menos restritivo.

O condado de Orange, lar da Disneylândia na cidade de Anaheim, atualmente está no "vermelho", ou segundo nível, enquanto a Universal Studios está no "roxo", o nível mais restritivo do estado.

Uma vez autorizados a reabrir, os parques maiores só poderão operar com 25% da capacidade e os visitantes terão que fazer reservas com antecedência e usar máscaras, exceto ao comer ou beber, segundo as diretrizes.

Mark Ghaly, o secretário de Saúde da Califórnia, disse que se sabe ao certo quando os parques temáticos poderão de fato ser reabertos, já que as taxas de infecção da covid-19 andam oscilando muito. "Há um caminho à frente", disse ele aos repórteres. "Não sabemos quando, mas sabemos como".

Os parques de diversão da Califórnia foram obrigados a interromper suas operações em março. Em setembro, a Disney anunciou que cortaria 28 mil postos de trabalho, culpando as autoridades da Califórnia por se recusarem a aliviar as restrições que permitiriam a reabertura da Disneylândia.

O parque da empresa na Flórida voltou a funcionar em meados de julho com medidas de saúde e segurança reforçadas e capacidade reduzida.

Ken Potrock, presidente da Disneyland Resort, criticou os protocolos divulgados na terça-feira, dizendo que eles levariam ao fechamento de pequenos negócios familiares e manteriam o segundo parque temático mais visitado do mundo paralisado por tempo indeterminado.

"Provamos que podemos reabrir com responsabilidade, com protocolos de saúde e segurança baseados na ciência aplicados com rigor em nossas instalações de parques temáticos em todo o mundo", disse ele em um comunicado.

"Contudo, o Estado da Califórnia continua a ignorar esse fato, impondo diretrizes arbitrárias que sabe serem impraticáveis e que criam para nós um padrão muito diferente de outras empresas e instalações operadas pelo estado reabertas".

Erin Guerrero, presidente da Associação de Atrações e Parques da Califórnia, também denunciou as medidas, afirmando que elas vão devastar a indústria e basicamente "manter os parques temáticos fechados indefinidamente".

"Este plano prolonga o desemprego de dezenas de milhares de pessoas, acelera a falência de famílias e pequenos empresários adjacentes aos parques e contribui para a quebra de governos locais cujos orçamentos dependem dos parques como um motor econômico âncora", disse ele em nota.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação