pandemia

Mais de 200 pessoas terão que fazer teste de HIV por erro em quarentena

As pessoas cumpriam isolamento obrigatório em um hotel no estado de Victoria, na Austrália

Thays Martins
postado em 21/10/2020 22:40 / atualizado em 21/10/2020 22:41
 (crédito: Douglas Magno/AFP)
(crédito: Douglas Magno/AFP)

Mais de 200 pessoas que cumpriram quarentena em um hotel na Austrália vão ter que fazer testes para doenças transmitidas pelo sangue, como o HIV, hepatite B e C. O motivo foi um erro na hora de fazer testes de glicose nos hóspedes. As pessoas estavam no hotel cumprindo isolamento obrigatório ao chegar no país.

As autoridades do governo do estado de Victoria informaram que várias pessoas utilizaram os mesmos dispositivos de testes de sangue. Os dispositivos são projetados para serem usados várias vezes seguidas, mas pela mesma pessoa. 

Segundo o ministro da saúde de Victoria, Martin Foley, os testes serão feitos de forma preventiva. "Eu preciso enfatizar que este é, de acordo com todos os conselhos clínicos, um risco muito, muito baixo de contaminação cruzada", afirmou em entrevista coletiva, nesta terça-feira (20/10). 

Não é a primeira vez que os hotéis de quarentena em Victoria tiveram algum problema. Um inquérito na Austrália afirmou que a segunda onda de covid-19 no estado foi provocado por falhas na quarentena obrigatória. Mais de 18 mil pessoas morreram e 768 morreram.

Foi possível chegar a esse resultado após uma rastreamento de todos os infectados. Segundo o relatório, uma única família foi responsável por quase 90% das novas infecções.

O grande problema no modelo adotado pelo estado foi a falta de profissionais de saúde nos hotéis.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação