Acusado de "espionagem"

Edward Snowden recebe permissão de residência permanente na Rússia

O ex-analista abandonou os Estados Unidos em 2013 após divulgar à imprensa milhares de documentos que comprovam o alcance da vigilância eletrônica exercida pelos EUA

Agência France-Presse
postado em 22/10/2020 14:50 / atualizado em 22/10/2020 14:51
 (crédito: The Guardian/AFP - 10/6/13)
(crédito: The Guardian/AFP - 10/6/13)

O ex-analista de Inteligência e lançador de alertas americano Edward Snowden, procurado por Washington, obteve uma permissão de residência permanente na Rússia, onde está refugiado desde 2013 - anunciou seu advogado nesta quinta-feira (22/10).

"Os serviços de migração da Rússia concederam hoje a Snowden uma permissão de residência permanente", disse Anatoli Kutcherena, advogado do ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês), dos Estados Unidos.

Kutcherena confirmou à AFP que a permissão de residência foi estendida por tempo indeterminado. O anúncio foi possível, graças às recentes mudanças nas leis de imigração russa.

A solicitação foi feita em abril, mas sua revisão se atrasou, devido à pandemia de coronavírus, acrescentou.

Edward Snowden se beneficiava até agora de um primeiro direito de asilo de um ano, depois uma permissão de residência de três anos, estendida em 2017.

O ex-analista abandonou os Estados Unidos depois de divulgar à imprensa dezenas de milhares de documentos que comprovam o alcance das atividades da NSA, demonstrando o alcance da vigilância eletrônica exercida pelos EUA.

Essas revelações provocaram fortes tensões entre Estados Unidos e seus aliados. Depois, a decisão das autoridades russas de lhe conceder uma permissão de residência enfureceu Washington.

Em agosto, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que "iria dar uma olhada" em um possível indulto a Edward Snowden, acusado de "espionagem" em seu país. Se for julgado e considerado culpado nos EUA, pode enfrentar até 30 anos de prisão.

Privado de seu passaporte americano a pedido de Washington, Snowden acabou indo para Moscou em maio de 2013, depois de chegar lá procedente de Hong Kong e com a intenção de buscar refúgio na América Latina. Finalmente, viu-se estancado na Rússia, onde recebeu asilo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Edward Snowden: o agente que desnudou o sistema de vigilância secreta norte-americano
    Edward Snowden: o agente que desnudou o sistema de vigilância secreta norte-americano Foto:
  • Edward Snowden
    Edward Snowden Foto: Patricia de Melo Moreira/AFP
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação