BIELORRÚSSIA

Oposição ganha Prêmio Sakharov

Correio Braziliense
postado em 22/10/2020 22:31
 (crédito: Liselotte Sabroe/AFP)
(crédito: Liselotte Sabroe/AFP)

O movimento democrático em oposição ao autocrata da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, é o vencedor do prestigioso Prêmio Sakharov de 2020 para os Direitos Humanos. Segundo o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, este grupo de oposição “tem algo do seu lado que a força bruta nunca pode derrotar: a verdade. Não baixe os braços. Estamos ao seu lado”. “É uma honra anunciar que os homens e mulheres da oposição democrática na Bielorrússia são os laureados do Prêmio Sakharov para 2020”, anunciou Sassoli, por meio do Twitter. A distinção será entregue em sessão plenária do Parlamento Europeu, em 16 de dezembro. Dotado de 50 mil euros (US$ 58 mil), foi entregue pela primeira vez ao ex-presidente sul africando e ícone da luta antiapartheid Nelson Mandela, em 1988.
“Não é um prêmio pessoal, é uma recompensa para o povo bielorrusso”, disse a líder da oposição Svetlana Tikhanivskaya, em uma entrevista coletiva em Copenhague, durante uma visita de dois dias. O movimento de oposição a Lukashenko, sem relação com qualquer partido tradicional no país, é liderado por Svetlana, atualmente exilada na Lituânia.
O prêmio deve acrescentar mais um elemento de tensão às relações de Bruxelas com Minsk e Moscou, dois firmes aliados. A láurea também chega em um momento delicado. Tikhanovskaya convocou Lukashenko a deixar o poder antes de 29 de outubro, sob o risco de enfrentar uma greve geral em massa.
A Bielorrússia é palco de protestos sem precedentes contra a reeleição do autocrata, que se mantém no poder desde 1994, à frente de um modelo que muitos identificam como inspirado no sistema soviético. A União Europeia não reconhece o resultado das eleições de 9 de agosto, que marcaram a reeleição de Lukashenko, e considera que seu governo carece de “legitimidade democrática”. Na semana passada, líderes europeus adotaram sanções contra 40 autoridades bielo-russas por seu papel em fraudar as eleições, ou reprimir as manifestações que se seguiram.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação