Pandemia

Racismo é responsável por superexposição das minorias ao coronavírus no Reino Unido

De acordo com um relatório divulgado nesta terça-feira, negros, asiáticos e outras minorias étnicas são mais propensos a trabalharem em empregos expostos ao vírus

Agência France-Presse
postado em 27/10/2020 11:48
 (crédito:  JUSTIN TALLIS / AFP)
(crédito: JUSTIN TALLIS / AFP)

O impacto desproporcional da pandemia de coronavírus sobre negros, asiáticos e membros de outras minorias no Reino Unido é o resultado de "décadas de discriminação" - aponta um relatório divulgado nesta terça-feira (27/10), denunciando a incapacidade do governo de proteger estes grupos.

"A genética não consegue explicar porque cada população de minoria étnica, dada a enorme diversidade genética dentro desses grupos e entre eles, tem um risco maior de morte por covid-19 do que a população étnica branca", diz o autor do estudo, responsável pela oposição do Partido Trabalhista, Doreen Lawrence.

"Em vez disso, essa desigualdade provavelmente será impulsionada pelo racismo estrutural e institucional e pelo acesso diferenciado aos cuidados de saúde", acrescenta.

A superexposição dessas comunidades à covid-19 é "a consequência de décadas de injustiça estrutural, desigualdade e discriminação que estão causando estragos em nossa sociedade", enfatiza Lawrence, membro da Câmara dos Lordes, que trabalhou com jovens desfavorecidos por anos.

De acordo com o relatório, negros, asiáticos e outras minorias étnicas são mais propensos a trabalharem em empregos expostos ao vírus, "mais propensos a terem condições físicas que aumentam o risco de sintomas graves e mais propensos a encontrarem obstáculos para acessar cuidados médicos".

Vários estudos anteriores mostraram que as minorias étnicas no Reino Unido têm muito mais probabilidade de morrer de coronavírus do que a média, apontando em particular para fatores socioeconômicos. O legislador pediu ao governo conservador de Boris Johnson que tome medidas para reduzir o impacto desproporcional da pandemia sobre essas populações.

Entre outras recomendações, afirma que o Executivo deve suspender a regra que impede alguns migrantes de ter acesso à ajuda pública e eliminar os obstáculos ao acesso aos serviços de saúde.

"Vários fatores colocam diferentes grupos em maior risco de infecção e morte por covid-19", disse um porta-voz do governo.

"Por isso, devemos ter o cuidado de identificar as causas das disparidades que vemos, e não supor que sejam indícios de discriminação, ou tratamento injusto nos serviços públicos como a saúde", acrescentou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação