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'Dedo do meio para quem não usa máscara': campanha é suspensa em Berlim

A campanha tinha como intuito conscientizar sobre a importância do uso de máscara

Berlim teve que suspender uma campanha publicitária depois de causar polêmica com um anúncio ousado. Uma senhora levanta o dedo do meio para quem não usa máscara. Nos cartazes constam as seguintes frases: "Nós obedecemos às normas (de prevenção ao) coronavírus" e "Um dedo do meio erguido a todos que estão sem máscara".

A campanha publicitária é do escritório oficial de turismo de Berlim, a Visit Berlin, e foi lançada em um jornal da cidade na terça-feira (13/10). Mas muitos alemães consideraram a campanha ofensiva e fizeram reclamações nas redes sociais. 

O porta-voz da Visit Berlim, Christian Tanzler, disse à BBC que a ação quis ser provocativa para alertar dos perigos de não usar a máscara. "A maioria dos berlinenses e de nossos convidados respeita e segue as regras (de prevenção ao) coronavírus, mas algumas pessoas, não. Essas pessoas arriscam as vidas dos mais velhos e das pessoas de grupo de risco. Queríamos chamar atenção para esse problema. Por isso, escolhemos essa ação provocativa", disse.

Já o prefeito de Berlim, Michael Müller, classificou o anúncio como "embaraçoso". O político disse à emissora pública RBB que o Senado da capital alemã não havia encomendado a campanha de informação pública. "Poderia haver maneiras mais afortunadas de chamar a atenção para a urgência" da situação, disse Müller. 

A Alemanha tem registrado novos casos de covid-19. Até o momento, o país já teve 349 mil infecções confirmadas da doença.