Eleições americanas

Alemanha espera criar novas bases na relação com EUA após eleições

Ministro alemão deseja ''uma associação transatlântica que funcione''

Agência France-Presse
postado em 03/11/2020 09:14
Ministro alemão Heiko Maas desejou uma jornada eleitoral ''pacífica'' aos EUA -  (crédito: AFP/ Odd Andersen)
Ministro alemão Heiko Maas desejou uma jornada eleitoral ''pacífica'' aos EUA - (crédito: AFP/ Odd Andersen)

Berlim, Alemanha - O ministro alemão das Relações Exteriores, Heiko Maas, pediu nesta terça-feira (3/11) que sejam criadas novas bases na relação com os Estados Unidos, após as eleições.

No mandato do presidente americano, Donald Trump, os contatos bilaterais registraram uma significativa degradação.

"Precisamos de uma associação transatlântica que funcione. Queremos um 'new deal' (novo acordo) nesta associação e estamos dispostos a investir em nossa relação", afirmou Maas.

O ministro desejou aos americanos uma "pacífica jornada eleitoral", na qual se "decidirá o papel dos Estados Unidos no mundo".

Esse tipo de declaração é incomum por parte de uma autoridade alemã. Diversas vezes, ao longo dos últimos quatro anos, o país europeu foi alvo das críticas de Trump, sobretudo, pela participação da Alemanha no orçamento da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e por suas volumosas exportações.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação