Eleições americanas

Entrevista com previsões de Bernie Sanders viraliza nas redes sociais

Em vídeo, o senador democrata previa que Trump iria se declarar vitorioso antes mesmo do término da contagem de votos e chamaria as eleições de fraudulentas. Nesta quarta-feira (4/11), o atual presidente dos EUA se declarou vitorioso e pediu suspensão da contagem dos votos

Ana Luísa Santos*
postado em 04/11/2020 17:42
Em vídeo, o senador democrata previa que Trump iria se declarar vitorioso antes mesmo do término da contagem de votos e chamaria as eleições de fraudulentas -  (crédito: AFP)
Em vídeo, o senador democrata previa que Trump iria se declarar vitorioso antes mesmo do término da contagem de votos e chamaria as eleições de fraudulentas - (crédito: AFP)

O vídeo de uma entrevista do senador democrata Bernie Sanders com Jimmy Fallon, famoso apresentador americano, viralizou nesta quarta-feira (4/11). Na ocasião, Sanders prevê que Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos, alegaria vitória antes mesmo de chegar aos 270 votos do Colégio Eleitoral, que é o que realmente confirma o presidente eleito.

O senador democrata ainda comenta sobre a situação de alguns estados do chamado “cinturão de ferrugem”, entre eles: Wisconsin, Michigan e Pensilvânia. Na entrevista, Sanders analisa que esses estados começariam com uma vantagem para o republicano Donald Trump, mas à medida que os votos por correio começassem a serem contados, o cenário seria mais favorável ao candidato democrata Joe Biden.

Nesta quarta-feira (4/11), Joe Biden virou em Wisconsin e garantiu mais 10 votos de delegados. Com isso, a campanha do candidato republicano pediu a recontagem de votos do estado e também de Michigan, onde Biden aparece em vantagem.

“Eu não sei o que vai acontecer, ninguém sabe. Mas pode ser que, passadas algumas horas de apuração, se Trump estiver vencendo em Michigan, Pensilvânia, Wisconsin, ele vá até a televisão e diga “Obrigado aos norte-americanos por me reelegerem. É o fim, tenham um bom dia”, disse Sanders.

O senador democrata complementa afirmando que Trump, após a apuração nesses estados, iria alegar fraudes nas eleições. “Contudo, no outro dia, todos os votos por correio começam a ser contados e acontece que Biden venceu nos estados que mencionei. Aí Trump dirá: ‘Viram? Eu disse que a coisa toda era uma fraude. Eu avisei sobre os votos por correio’. Portanto, é isso que me preocupa e preocupa a outros tantos”, analisa.

Também nesta quarta-feira, Trump foi às redes sociais questionar o processo eleitoral americano. "Nós estamos grandes, mas eles estão tentando roubar a eleição. Os votos não podem ser lançados após o encerramento das votações", escreveu em uma publicação. O conteúdo chegou a ser sinalizado pelo Twitter como informação contestável ou incorreta.

Confira o vídeo:

 

*Estagiária sob supervisão de Vinicius Nader

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação