Eleições americanas

Eleições americanas se aproximam do fim, pelo menos nas urnas

Retomada da contagem em Nevada aumenta a tensão nos EUA. Reta final será emocionante tanto para Trump como para Biden

Leonardo Moisés
postado em 05/11/2020 14:31 / atualizado em 05/11/2020 15:14
 (crédito: AFP / JIM WATSON)
(crédito: AFP / JIM WATSON)

Com a retomada da contagem dos votos das eleições americanas no estado de Nevada, em que o vencedor levará seis delegados no Colégio Eleitoral, a emoção será intensa.

No momento da publicação desta matéria, a situação era: o republicano Donald Trump está à frente na Geórgia, na Pensilvânia e na Carolina do Norte, enquanto Joe Biden vence no Arizona e em Nevada.

A reta final será ainda mais emocionante, sobretudo diante da decisão da Justiça de suspender a contagem dos votos enviados pelos correios na Filadélfia, uma área democrata.

Na Geórgia, a cada atualização, de três votos apurados, um vai para o Trump e dois vão para o Biden. Falta apurar 1% das urnas, em torno de 60 mil votos. A diferença entre os candidatos é de apenas 18 mil votos pró-Trump.

Se essa tendência for mantida, dos 60 mil votos a serem apurados, 40 mil devem seguir para Biden e 20 mil, para Trump. Isso acontecendo, Biden tirará a diferença e vai levar os 16 delegados da Geórgia com uma diferença inferior a 10 mil votos.

Na Pensilvânia, o cenário também é favorável à virada do Biden. Foram apuradas 88% das urnas e a diferença está em 115.071 votos pró-Trump. Mas, a cada atualização, a diferença reduz entre os candidatos.

Nas últimas três atualizações, para cada um voto apurado para Trump, Biden recebeu seis. Nesse ritmo, quando tivermos em torno de 92% das urnas apuradas, Biden poderá superar Trump em número de votos e fechar com uma larga vantagem frente ao atual presidente americano.

Vale lembrar que o resultado da Pensilvânia estará pendente por causa da apuração suspensa dos votos pelos correios, que tendem a ser em maioria para Biden.

Diante disso, não será surpresa se Biden levar 36 delegados nesses dois estados, o que será mais do que suficientes para ganhar a eleição.

Mesmo sem considerar os delegados do Arizona (11), Biden chegaria a 289 delegados. E, se confirmar o resultado atual de Nevada e Arizona, chegaria a 306 delegados. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação