Terrorismo

Governo austríaco ordena fechamento de 'mesquitas radicais' após atentado em Viena

A medida foi tomada quatro dias depois do ataque cometido no centro de Viena por um simpatizante do grupo jihadista Estado Islâmico (EI)

Agência France-Presse
postado em 06/11/2020 13:39
 (crédito: JOE KLAMAR / AFP)
(crédito: JOE KLAMAR / AFP)

O governo austríaco ordenou o fechamento das "mesquitas radicais", quatro dias depois do ataque cometido no centro de Viena por um simpatizante do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), informaram nesta sexta-feira (6/11) fontes do Ministério do Interior.

Dois ministros do governo detalharão essa medida nas próximas horas.

Quatro pessoas foram mortas na segunda-feira quando um jihadista austro-macedônio abriu fogo contra transeuntes no centro da capital austríaca.

Em um comunicado, o IGGÖ, principal organização que representa os muçulmanos e administra 360 mesquitas, confirmou que havia fechado um local de culto que "violava sua doutrina".

"A liberdade é um bem precioso em nosso país, que devemos proteger contra os abusos, mesmo quando emanam de nossas fileiras", comentou seu presidente, Ümit Vural.

Após o ataque de segunda-feira, o chanceler conservador Sebastian Kurz expressou sua determinação em lutar contra o "Islã político", uma "ideologia" que é um "perigo" para o "modelo de vida europeu".

Pouco depois, a polícia prendeu 16 pessoas, algumas delas conhecidas Da Justiça por infrações de natureza terrorista. Seis foram liberadas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação