Manifestação "anti-máscaras" termina com distúrbios no leste da Alemanha

Os organizadores, um grupo de oponentes das medidas contra a pandemia de covid-19, contabilizaram 20 mil participantes

Agência France-Presse
postado em 07/11/2020 20:36
 (crédito: Sebastian Kahnert / DPA / AFP)
(crédito: Sebastian Kahnert / DPA / AFP)

ma manifestação de cerca de 20.000 "anti-máscaras" em Leipzig (leste da Alemanha) na noite deste sábado levou a confrontos entre os manifestantes e a polícia, que pouco antes havia ordenado a dissolução deste protesto contra as restrições do covid-19.

As forças de segurança, que destacaram um grande número de agentes anti-motins, disseram à AFP que fizeram "prisões", sem especificar o número exato de pessoas presas.

Também explicaram que houve "inúmeros ataques contra a polícia", por exemplo, com o lançamento de objetos e rojões.

De acordo com esta mesma fonte, alguns manifestantes também tentaram ultrapassar o cordão policial perto da estação ferroviária de Leipzig.

Durante a tarde, a polícia pediu a dissolução da manifestação já que a maioria dos concentrados não respeitou as medidas sanitárias, como o uso de máscaras ou distâncias de segurança.

As autoridades municipais de Leipzig já haviam decidido dissolver a concentração, justificando sua decisão por "violações das condições" para autorizar a realização desta manifestação.

De acordo com imagens da rede alemã n-tv, por volta das 17 horas a maioria dos participantes ainda se encontrava nas proximidades da praça onde se conheceram desde as 13 horas, mesmo após o anúncio da decisão.

Os organizadores, um grupo heterogêneo de oponentes das medidas contra a pandemia de covid-19, contabilizaram 20.000 participantes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação