Eleições

Apesar de Biden já ser o vencedor, quatro estados ainda não terminaram as eleições

Cada estado fornece um determinado número de delegados ao Colégio Eleitoral. Com os já atribuídos, o candidato democrata possui atualmente 279 delegados, acima do mínimo de 270 necessários para chegar à Casa Branca

Agência France-Presse
postado em 09/11/2020 15:54
 (crédito: Angela Weiss / AFP)
(crédito: Angela Weiss / AFP)

Apesar de Joe Biden ter sido declarado o vencedor das eleições presidenciais no sábado pela imprensa americana, nesta segunda-feira (9) quatro estados ainda definem seus resultados: Carolina do Norte, Geórgia, Arizona e Alasca.

Cada estado fornece um determinado número de delegados ao Colégio Eleitoral. Com os já atribuídos, o candidato democrata possui atualmente 279 delegados, acima do mínimo de 270 necessários para chegar à Casa Branca.

Seu rival, o presidente Donald Trump, tem apenas 214.

- Arizona -


Atribui 11 delegados. Joe Biden registrou lá 49,5% dos votos, contra 49% de Donald Trump, uma pequena diferença de 16.985 votos, segundo a apuração de 98% das cédulas.

O canal Fox News e a agência de notícias americana Associated Press (AP) divulgaram na noite de 3 a 4 de novembro que o democrata havia vencido neste estado, desencadeando a ira de Trump.

A equipe do presidente considerou o anúncio prematuro e pediu à Fox News que se retratasse, sem sucesso.

Outros veículos, como o New York Times e a CNN, tiveram cuidado para não declarar um ganhador neste estado-chave, que tradicionalmente se inclina para os republicanos.

- Geórgia -


Neste estado do sudeste do país que desde 1996 sempre optou pelos republicanos, há 16 delegados em jogo.

Com mais de 98% dos votos apurados, Biden está à frente desde a noite de 5 de novembro, com mais de 10.350 votos de diferença em seu favor, chegando a um total de 49,5% dos votos, contra 49,3% para o presidente.

- Carolina do Norte -


Há 15 delegados em jogo neste estado do sudeste tradicionalmente republicano.

Com 98% dos votos contados, Trump está na frente de Biden por cerca de 75.000 votos (50 a 48,6%).

- Alasca -


Concede três delegados. Apenas 56% dos votos foram contados, mas a vitória de Trump é praticamente um fato: conta já com 62,9% dos votos.

Nenhum democrata ganha este estado há décadas.

- 306 delegados? -


Se Joe Biden ganhar Arizona e Geórgia, como algumas projeções indicam, terá reunido 306 delegados sobre 538, o mesmo número que obteve Donald Trump quando derrotou Hillary Clinton em 2016.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação