TESOUROS ROUBADOS

Nigéria quer construir museu para seus tesouros roubados por europeus

Durante o período colonial na África, milhares de artefatos culturais foram levados do continente pelos europeus

Correio Braziliense
postado em 13/11/2020 14:19
 (crédito: BRITISH MUSEUM)
(crédito: BRITISH MUSEUM)

A Nigéria quer construir um novo museu para expor os preciosos bronzes roubados pelas tropas britânicas no final do século XIX no sul do país e agora propriedade de museus europeus e americanos, anunciaram as autoridades nesta sexta-feira (13).

A construção do futuro museu deve começar no final de 2024 em Benin City (estado de Edo), com um financiamento inicial de 3,4 milhões de euros (4 milhões de dólares), no qual participa o Museu Britânico.

O museu possui atualmente vários dos milhares de bronzes roubados do Palácio Real de Benin City em 1897, durante as guerras coloniais. No museu etnológico de Berlim, também há inúmeras peças.

Para muitos nigerianos, a possibilidade de um dia ver o retorno de seus bronzes a Benin City era apenas um sonho muito distante.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação