Diplomacia

Iraque e Arábia Saudita reabrem posto de fronteira fechado há 30 anos

O posto foi fechado em 1990 quando Saddam Hussein invadiu o Kuwait e a Arábia Saudita rompeu relações diplomáticas com o Iraque

Correio Braziliense
postado em 18/11/2020 08:36
 (crédito: Iraq Border Authority / AFP)
(crédito: Iraq Border Authority / AFP)

Iraque e Arábia Saudita reabriram nesta quarta-feira o principal posto da fronteira, Arar, que estava fechado há 30 anos, o que representa uma nova etapa nas relações diplomáticas entre os países.

Em 1990, quando Saddam Hussein invadiu o Kuwait, a Arábia Saudita rompeu relações diplomáticas com o Iraque e o diálogo com Bagdá só foi restabelecido em 2017, quase 15 anos após a queda do ditador iraquiano.

A Arábia Saudita tenta retornar ao mercado iraquiano, um país em crise industrial e agrícola, inundado de produtos turcos e iranianos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação