Chile

Chefe da Polícia chilena renuncia após policiais balearem dois menores

A renúncia de Mario Rozas era exigida pela oposição há meses após denúncias de violações dos direitos humanos em meio à repressão aos recentes protestos sociais no Chile

Agência France-Presse
postado em 19/11/2020 12:28 / atualizado em 19/11/2020 12:29
Foto divulgada pela Presidência do Chile do Presidente Sebastian Pinera (C) anunciando a renúncia do Chefe da Polícia Chilena, General Mario Rozas, no palácio presidencial La Moneda em Santiago, em 19 de novembro de 2020.  -  (crédito: PRESIDÊNCIA DO CHILE / AFP)
Foto divulgada pela Presidência do Chile do Presidente Sebastian Pinera (C) anunciando a renúncia do Chefe da Polícia Chilena, General Mario Rozas, no palácio presidencial La Moneda em Santiago, em 19 de novembro de 2020. - (crédito: PRESIDÊNCIA DO CHILE / AFP)

O questionado chefe da Polícia chilena, Mario Rozas, renunciou nesta quinta-feira (19/11) depois que dois menores de idade foram baleados em uma operação policial, o que causou um repúdio generalizado e somou-se a uma série de denúncias por abusos policiais no país.

"Na manhã de hoje (quinta-feira) o general diretor dos Carabineros, Mario Rozas, apresentou sua renúncia ao cargo, e me deu suas razões e seus argumentos; eu compartilho as razões e argumentos e, consequentemente, aceitei sua renúncia", disse o presidente Sebastián Piñera, em um discurso no palácio do Governo.

Rozas, cuja renúncia era exigida pela oposição há meses após denúncias de violações dos direitos humanos em meio à repressão aos recentes protestos sociais, deixou o cargo após o grave incidente ocorrido na quarta-feira em uma residência do Serviço Nacional de Menores (Sename) de Talcahuano (sul).

Neste local, agentes policiais balearam na perna dois menores, de 17 e 14 anos, após serem chamados para controlar um menino que estava "desequilibrado".

De acordo com a versão policial, os policiais abriram fogo após serem atacados com pedras e paus.

As imagens dos dois meninos no chão, chorando e feridos, provocaram o repúdio generalizado e a renúncia de Rozas, quem há apenas uma semana havia sido ratificado em seu cargo por Piñera.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação