Peru

Vice-ministro é substituído no Peru após repressão de manifestantes

O novo governo de Francisco Sagasti substituiu o vice-ministro Esteban Saavedra Mendoza, que estava no cargo desde 2018, por Carlos León Romero, um general aposentando da Polícia

Agência France-Presse
postado em 20/11/2020 13:26 / atualizado em 20/11/2020 13:27
O presidente interino peruano Francisco Sagasti enquanto faz um discurso durante sua cerimônia de posse no Congresso em Lima em 17 de novembro de 2020. -  (crédito: Presidência do Peru / AFP)
O presidente interino peruano Francisco Sagasti enquanto faz um discurso durante sua cerimônia de posse no Congresso em Lima em 17 de novembro de 2020. - (crédito: Presidência do Peru / AFP)

O vice-ministro da Ordem Interna do Peru foi substituído nesta sexta-feira (20/11) pelo novo governo de Francisco Sagasti, dias após uma violenta repressão às manifestações, deixando dois mortos e cerca de cem feridos.

Carlos León Romero, um general aposentando da Polícia, foi designado como novo vice-ministro, substituindo Esteban Saavedra Mendoza, que estava no cargo desde 2018 e era antes consultor de segurança, segundo uma resolução publicada no jornal oficial El Peruano.

Paralelamente, a Promotoria realiza uma investigação penal preliminar contra o efêmero presidente Manuel Merino e dois de seus ministros, que pode alcançar outros funcionários e policiais, por sua responsabilidade nas mortes e lesões de manifestantes.

A Promotoria está tentando determinar a "linha de comando" no governo e na polícia nesses dias agitados, para definir quem deverá ser levado à Justiça.

O novo governo de Sagasti colocou nesta sexta-feira à frente da Secretaria Geral do Ministério do Interior (que estava vazia) Kirla Echegaray, que era ministra do Ambiente do presidente destituído Martín Vizcarra.

A destituição do popular presidente de centro-direita por parte do Congresso opositor em um julgamento político relâmpago, em 9 de novembro, e sua substituição por Merino, também de centro-direita, geraram uma crise política.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação