COVID-19

Itália iniciará 'campanha de vacinação sem precedentes' contra a covid-19

A campanha deverá ocorrer até o final de janeiro, quando é esperado receber as primeiras doses destinadas às categorias mais expostas

Correio Braziliense
postado em 21/11/2020 14:49
 (crédito: CHAIDEER MAHYUDDIN / AFP)
(crédito: CHAIDEER MAHYUDDIN / AFP)

A Itália iniciará no final de janeiro uma "campanha de vacinação sem precedentes" começando pelos grupos da população mais expostos à covid-19, anunciou neste sábado (21) o ministro italiano da Saúde, Roberto Speranza.

A campanha "ocorrerá até o final de janeiro, quando esperamos receber as primeiras doses destinadas às categorias mais expostas", declarou o ministro no Congresso de Farmacêuticos italianos.

Esta "campanha de vacinação sem precedentes exigirá uma mobilização extraordinária de todas as forças presentes", estimou.

Enquanto o movimento contra a vacinação conta com vários seguidores na Itália, o ministro lembrou que "as vacinas representam um grande passo adiante na história da humanidade".

Na sexta-feira, o comitê técnico-científico, organismo público encarregado de assessorar o governo em sua política de combate à pandemia, lembrou que "a presença da agência italiana de medicamentos e das agências reguladoras internacionais nos dá garantias sobre a segurança das vacinas".

Segundo uma pesquisa do instituto Ipsos para o canal de televisão La7, divulgada na terça-feira, 16% dos italianos entrevistados afirmam que rejeitarão a vacina que estará disponível em 2021 e 42% espera para se vacinar medindo primeiro sua eficácia.

Apenas um terço deles respondeu se vacinará "sem dúvida alguma quando estiver disponível". Além disso, 58% considera que não haverá doses suficientes para todos.

Itália, o primeiro país europeu duramente afetado pela primeira onda do coronavírus, registrou até agora ao menos 1,34 milhão de casos, dos quais mais de 48.000 morreram.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação