Obituário

Primeiro prefeito negro de Nova York morre aos 93 anos

David Dinkins é o único prefeito negro da história de Nova York e governou a cidade de 1990 a 1993

Agência France-Presse
postado em 24/11/2020 08:59 / atualizado em 24/11/2020 09:00
Neste arquivo, foto tirada em 7 de novembro de 1989, o candidato democrata a prefeito da cidade de Nova York, David Dinkins, comemora com sua esposa Joyce depois de ser eleito o primeiro prefeito negro da cidade em Nova York.  -  (crédito: Ron HAVIV / AFP)
Neste arquivo, foto tirada em 7 de novembro de 1989, o candidato democrata a prefeito da cidade de Nova York, David Dinkins, comemora com sua esposa Joyce depois de ser eleito o primeiro prefeito negro da cidade em Nova York. - (crédito: Ron HAVIV / AFP)

David Dinkins, o primeiro prefeito negro da cidade de Nova York, faleceu aos 93 anos, informou a imprensa americana.

O político democrata governou a cidade de 1990 a 1993, depois de derrotar nas eleições Rudy Giuliani e Edward Koch.

Seu mandato foi marcado por conflitos raciais - em particular os protestos de Crown Heights em 1991 - e críticas de que não estava preparado para o cargo.

Dinkins morreu de causas naturais em sua casa, informou o jornal New York Times, menos de dois meses após a morte de sua esposa Joyce.

Dinkins é o único prefeito negro da história de Nova York.

Ao tomar posse, a cidade era cenário de racismo, pobreza e violência. Mais de um milhão de nova-iorquinos recebiam auxílio após a recessão e a cidade registrava mais de 1.000 homicídios por ano.

O democrata foi eleito como uma "força estabilizadora" e descreveu Nova York como um "mosaico maravilhoso", mas enfrentou muitas dificuldades.

Ele foi incapaz de controlar o governo e recebeu muitas críticas por suas políticas.

Nascido em 10 de julho de 1927, Dinkins cresceu em Trenton, no estado vizinho de Nova Jersey, segundo o jornal New York Times.

Em 1945 se alistou nos Marines e mais tarde estudou na Universidade Howard, conhecida historicamente pelos alunos negros, onde brilhou no curso de Matemática.

David Dinkins se casou com a colega de turma Joyce e o casal se mudou para Nova York, onde ele trabalhou como advogado depois de estudar na Brooklyn Law School.

Em 1975 foi nomeado secretário municipal, cargo que ocupou por uma década, antes de vencer a eleição para a prefeitura em 1989.

Dinkins foi derrotado por Giuliani após apenas um mandato. No discurso em que reconheceu a derrota, ele afirmou aos simpatizantes: "Amigos, nós fizemos história. Nada pode tirar isso".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação