As autoridades etíopes anunciaram que o Exército federal “controla” a capital da região dissidente de Tigré, na última ofensiva da operação militar iniciada há três semanas. O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, afirmou que o exército “entrou” em Mekele, uma cidade que tinha 500 mil habitantes antes do início do conflito. “Conseguimos entrar na cidade de Mekele, sem atacar civis inocentes”, declarou Ahmed, Prêmio Nobel da Paz em 2019, segundo comunicado divulgado pelo canal estatal etíope EBC. Pouco depois, o comandante do Exército, Berhanu Jula, afirmou que “as forças governamentais controlam completamente Mekele”. Jula também disse que as tropas “expulsaram os membros da TPLF (Frente de Libertação do Povo de Tigré) que se escondem”.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.