Tensão

Turquia chama de "terrorismo" o assassinato de cientista iraniano

Agência France-Presse
postado em 29/11/2020 09:11 / atualizado em 29/11/2020 09:11
 (crédito: KHAMENEI.IR / AFP)
(crédito: KHAMENEI.IR / AFP)

Istambul, Turquia - A Turquia condenou neste domingo (29/11) o assassinato de um dos principais cientistas do programa nuclear iraniano, que chamou de ato de "terrorismo que perturba a paz na região".

"A morte de Mohsen Fakhrizadeh é um ataque nos entristece. Condenamos este vil assassinato e apresentamos nossos pêsames ao governo iraniano e aos parentes do falecido", afirmou o ministério turco das Relações Exteriores em um comunicado.

"A Turquia se opõe a qualquer iniciativa que pretenda perturbar a paz na região e contra qualquer forma de terrorismo, independente dos autores e seus objetivos", completa a nota.

Mohsen Fakhrizadeh, 59 anos, diretor do Departamento de Pesquisa e Inovação do ministério da Defesa, ficou gravemente ferido na sexta-feira perto de Teerã em um ataque com carro-bomba perto de Teerã, seguido por um tiroteio entre vários indivíduos e sua equipe de segurança. O cientista morreu pouco depois.

O governo do Irã acusou Israel pelo assassinato.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação