Abalo

Terremoto de magnitude 5,9 é registrado no norte da Argentina

O movimento ocorreu a 34 km da Quebrada de Humahuaca, famoso vilarejo turístico que fica em uma região montanhosa a 1,6 mil km de Buenos Aires

Agência France-Presse
postado em 29/11/2020 18:19
 (crédito: Marina Mercante/CB)
(crédito: Marina Mercante/CB)

Um terremoto de magnitude 5,9 sacudiu neste domingo (29) uma região montanhosa perto do vilarejo turístico de Humahuaca, 1.670 km ao norte de Buenos Aires, informou o Instituto Nacional de Prevenção Sísmica (Inpres), sem que tenham sido reportados vítimas ou danos.

O movimento telúrico aconteceu a 17 km de profundidade e foi localizado entre as províncias de Jujuy e Salta, mas somente a 34 km ao leste da Quebrada de Humahuaca, local de grande beleza natural e de peregrinação de fiéis, que visitam a igreja de sua praça central.

É também uma atração turística por seus antigos bairros coloniais, no extremo sul do antigo império inca. Um grande monumento homenageia os Heróis da Independência no século XIX.

"Algumas pessoas em repouso o sentem. Objetos pendentes oscilam", relatou o Inpres em alusão ao sismo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação