OBITUÁRIO

Dave Prowse, 85, ator, intérprete de Darth Vader

Correio Braziliense
postado em 29/11/2020 22:17
 (crédito: Thierry Zoccolan/AFP - 27/4/13)
(crédito: Thierry Zoccolan/AFP - 27/4/13)

“Que a força esteja com ele, sempre.” Foi dessa forma que o agente e empresário Thomas Bowington anunciou a morte do ator britânico Dave Prowse, que interpretou Darth Vader na trilogia original Star Wars. “É uma perda realmente dolorosa para nós e para milhões de fãs no mundo”, acrescentou ele. Prowse faleceu no sábado, aos 85 anos.

O ator norte-americano Mark Hamill, que interpretou Luke Skywalker, seu filho na saga, homenageou no Twitter um “bom homem”, que era “muito mais do que Darth Vader”. “Ator, marido, pai, membro da Ordem do Império Britânico, três vezes campeão britânico de halterofilismo. Ele amava seus fãs tanto quanto eles o amavam”, escreveu.

Dave Prowse, um ex-fisiculturista que virou ator, conseguiu o papel na célebre trilogia graças à sua aparência, pois media 1,98m. No entanto, o forte sotaque de Bristol, no oeste do Reino Unido, foi considerado pouco apropriado para o personagem. A produção, então, escolheu o ator James Earl Jones para dar a voz ao grande vilão.

Prowse representou a Inglaterra no levantamento de peso dos Jogos da Commonwealth no início dos anos 1960, antes de iniciar a carreira como ator. Com sua impressionante armadura negra, respiração metálica e poderes, Darth Vader é um dos “vilões” mais marcantes da história do cinema.

A frase “Eu sou seu pai” é uma das mais repetidas pelos fãs da saga criada por George Lucas. “Vader é o vilão mais importante da história”, disse Dave Prowse à agência France-Presse (AFP) em 2013, durante um festival Star Wars em Cusset (França). Durante muitos anos, o ator viajou pelo mundo para convenções de fãs da trilogia original, que chegou aos cinemas entre o fim dos anos 1970 e e início da década de 1980.

Chewbacca ou Vader?

A saga Star Wars tem, agora, nove episódios, nos quais Darth Vader é um personagem essencial. As partes I, II e III (que estrearam entre 1999 e 2005) contam a infância, a adolescência e a idade adulta de Anakin Skywalker, um jedi que, ao fim do episódio III, acaba passando para o lado sombrio da “Força”. Mutilado, seu corpo termina em uma armadura negra que o mantém vivo. Os episódios IV, V e VI (os primeiros filmes produzidos, que estrearam entre 1977 e 1983) contam a história do confronto entre Darth Vader e Luke Skywalker, seu filho, que também vira um jedi, o derrota e descobre sua origem (a famosa já citada frase “Eu sou seu pai”). Nos episódios VII, VIII e IX (2015-2019), alguns vilões aparecem com estética inspirada no falecido Darth Vader.

Nascido em 1º de julho de 1935 em Bristol, em uma família modesta, David Prowse foi criado por sua mãe e não conheceu o pai. Apaixonado por levantamento de peso, participou do concurso Mister Universo. Durante os anos em que praticou a modalidade tornou-se amigo de Arnold Schwarzenegger e de Lou Ferrigno. Prowse também encarnou o monstro Frankenstein em Cassino Royale (1967) e contracenou em Laranja Mecânica (1971), de Stanley Kubrick, no papel de um segurança.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação