A Organização Mundial do Turismo (OMT) pediu nesta segunda-feira (30) uma harmonização dos controles sanitários entre os países e a criação de corredores aéreos diante da pandemia de covid-19, ao término de uma coletiva internacional do setor na Espanha.
"Pedimos a adoção de protocolos internacionais para os exames de covid-19 antes da saída e a aceitação dos resultados na chega ao destino", afirmou esta agência das Nações Unidas em uma declaração conjunta com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo e o ministério espanhol de Turismo.
O texto foi aprovado no final da cúpula organizada pelo governo espanhol em Las Palmas, a principal cidade turística do arquipélago das Canárias, para analisar como retomar o setor que foi duramente atingido pela pandemia.
Segundo o governo espanhol, a conferência reuniu os responsáveis pelo turismo de mais de 95 países, assim como uma centena de empresas, em sua maioria de forma virtual.
A declaração final pede também que "desenvolvam corredores (...) para facilitar as viagens de turismo e negócios entre países ou cidades com situações epidemiológicas similares".
O comunicado adverte que "é provável que se percam dezenas de milhões de postos de emprego" no setor até que esteja disponível de forma ampla vacinas ou tratamentos médicos específicos contra o vírus.
O comunicado instrui também "a implementação de um padrão internacional de rastreamento de contatos que compreenda os dados do viajante", mesmo que respeitando seu caráter confidencial.
A pandemia fez cair 70% das viagens de turistas internacionais no mundo durante os oito primeiros meses de 2020 em relação ao mesmo período de 2019, segundo a OMT, que tem sua sede central em Madri, na Espanha.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.