ELEIÇÕES NOS EUA

Geórgia ainda tem 47 mil votos para computar; Trump lidera por 12 mil

Democrata Joe Biden pode alcançar o número de delegados para ser eleito presidente caso vença no estado

O secretário de Estado da Geórgia, Brad Raffensperger, afirmou na tarde desta quinta-feira (5/11) que o estado tem 47.227 votos ainda não computados. Segundo a última parcial, Donald Trump lidera a disputa por lá, com 12.765 votos de vantagem.

O resultado na Geórgia pode ser crucial para a eleição norte-americana. Se conseguir reverter a desvantagem e vencer no estado, o democrata Joe Biden conquista 16 delegados e atingiria 280 votos no colégio eleitoral (são necessários 270 para vencer), isso considerando as projeções da Associated Press e da Fox News, que apontam vitória do ex-vice-presidente no Arizona (estado com 11 delegados). Outros veículos de imprensa, como o The New York Times e Agência France-Presse — esta da qual são os números usados no placar do Correio —, porém, adotam cautela e ainda não cravam um vencedor no Arizona.

Pela última parcial na Geórgia, Trump lidera com 49,5%, ante 49,3% de Biden. O republicano recebeu 2.438.206 votos, enquanto o democrata foi o escolhido de 2.425.441 eleitores.

Outros dois estados são considerados chave para a disputa: Nevada e Pensilvânia. No primeiro, Biden lidera. Trump está à frente no segundo. Assim como na Geórgia, porém, as vantagens são milimétricas e ainda não é possível cravar um ganhador. Se o democrata vencer em algum deles, atingiria número necessário de delegados no Colégio Eleitoral para ser eleito presidente dos Estados Unidos.

Saiba Mais