Acidente

Operação de resgate salva elefante que caiu em poço na Índia

O elefante estava buscando comida mas se desequilibrou e caiu num poço de mais de 20 metros de profundidade

Um elefante selvagem que caiu em um poço profundo na Índia foi resgatado após uma operação impressionante que precisou de cinquenta socorristas e um guindaste.

O elefante estava buscando comida na quinta-feira passada em uma vila do distrito de Dharmapuri, no Estado de Tamil Nadu (sul), mas se desequilibrou e caiu num poço de mais de 20 metros de profundidade, explicou Rajkumar, um guarda local da floresta.

"Os vizinhos ouviram um barulho e viram que o animal estava no poço", contou Rajkumar à AFP. Os vizinhos acreditam que o elefante, de 25 anos e quase dois metros e meio de altura, fugia de cachorros que o perseguiam.

Assustados, os moradores pediram ajuda e cerca de cinquenta bombeiros e guardas florestais chegaram rapidamente.

Preso na parte inferior do poço, a mais estreita, os socorristas o sedaram com dardos tranquilizantes e, ao anoitecer, finalmente conseguiram descer e atar suas patas com correntes para tirá-lo com um guindaste.

Assim que saiu do poço, os guardas examinaram o animal antes de devolvê-lo à selva.

Na Índia há cerca de 30 mil elefantes, o que representa 60% dos elefantes asiáticos do mundo.

Mas a convivência com a população gera conflitos. Entre 2014 e 2019, cerca de 2.360 pessoas morreram por ataques de elefantes selvagens, segundo dados do governo indiano. No mesmo período, o homem foi responsabilizado pela morte de cerca de 510 elefantes.