COMPRAS

Vendas pela internet nos EUA disparam com a Black Friday

Os consumidores norte-americanos, que evitaram as lojas por medo do contágio da covid-19, gastaram 9 bilhões de dólares on-line na sexta-feira

As vendas por internet para as tradicionais ofertas da "Black Friday" nos Estados Unidos dispararam na sexta-feira, em plena pandemia, se transformando no segundo dia com mais vendas on-line no país, de acordo com dados publicados nesta sábado (28) pela empresa Adobe.

"Se trata do segundo maior dia de compras on-line na história dos Estados Unidos, depois da 'Cyber Monday 2019', que é a segunda-feira depois da 'Black Friday'", informou o comunicado da Adobe.

Os consumidores norte-americanos, que evitaram as lojas por medo do contágio da covid-19, gastaram 9 bilhões de dólares on-line na sexta-feira ou 6,3 milhões por minuto, 21,6% a mais que no mesmo dia do ano passado.

Além disso, 40% das compras foram feitas a partir de um smartphone.

Muitos consumidores buscaram apoiar os pequenos comerciantes on-line: suas vendas subiram 545% na sexta-feira em comparação a média diária do mês passado.

E segundo um estudo da Adobe, 44% dos consumidores planejavam apoiar os pequenos empreendimentos locais neste sábado e 38% disseram que farão as compras de Natal com estes estabelecimentos.

Na próxima segunda-feira (30), a "Cyber Monday" poderá tomar o primeiro lugar e se tornar o maior dia de compras on-line de todos os tempos nos Estados Unidos. Analistas acreditam que as vendas fiquem entre 10,8 e 12,7 bilhões de dólares.