O vulcão Telica, no noroeste da Nicarágua, registrou nas últimas horas mais de 300 pequenas explosões. A atividade maior do que o normal lançou cinzas em comunidades próximas sem causar danos, informou o governo nesta terça-feira (1).
"O vulcão Telica continua registrando pequenas explosões de gases e cinzas, já registramos 309 explosões" até o meio-dia desta terça-feira, disse a vice-presidente e primeira-dama, Rosario Murillo, citando um relatório do Instituto Nicaraguense de Estudos Territoriais (Ineter).
Embora o aumento da atividade vulcânica ainda não represente um perigo para as cidades vizinhas, as autoridades estão monitorando seu comportamento, disse a vice-presidente, que também é porta-voz oficial do governo.
Ela especificou que a maioria das cinzas caiu nesta terça-feira sobre a parte sul da encosta do vulcão, onde vivem algumas comunidades.
O Telica, com 1.061 metros de altura, é um dos mais ativos da cadeia vulcânica da região do Pacífico da Nicarágua.
O monte fica 20 km ao norte da cidade de León, uma das capitais mais populosas do oeste do país. Sua última erupção forte foi há 72 anos.
Em julho, a atividade do vulcão aumentou em havia diminuído até agora.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.