O governo afegão e o Talibã chegaram a um acordo que permite prosseguir com a próxima etapa das negociações de paz no Catar, anunciaram ambas as partes nesta quarta-feira.
Após um acordo entre os Estados Unidos e o Talibã para encerrar a intervenção militar americana no país, as primeiras negociações interafegãs foram lançadas em meados de setembro.
Após uma série de divergências, ambas as partes - o governo de Cabul e os insurgentes talibãs - anunciaram que chegaram a um consenso sobre as regras das negociações.
"A forma das negociações interafegãs (...) foi acordada e os debates na agenda" continuarão, anunciou Nader Nadery, membro da equipe de negociação do governo afegão, no Twitter.
1/2-Today (Wednesday), the plenary meeting was held between two Intra-Afghan negotiation teams. In this meeting, a joint working committee was tasked to prepare the draft topics for the agenda. pic.twitter.com/p3o4tSnk9D
— Nader Nadery (@N_Nadery) December 2, 2020
Mohamad Naim, porta-voz do Talibã, também tuitou que os procedimentos para as negociações foram "adotados".
Abdullah Abdullah, que lidera o processo de reconciliação no Afeganistão, saudou esta "primeira etapa essencial".
O enviado especial de Washington ao Afeganistão, Zalmay Jalilzad, comemorou uma "etapa importante".
Mas, apesar das negociações, a violência aumentou em todo o país, com muitos ataques diários às forças de segurança afegãs.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.