Pandemia

Vacina contra o coronavírus será gratuita na Itália

A campanha de vacinação terá início na primavera do hemisfério norte de 2021, mas os primeiros lotes de vacinas da Pfizer e Moderna serão entregues entre o final de dezembro e o início de janeiro

Agência France-Presse
postado em 02/12/2020 13:19 / atualizado em 02/12/2020 13:19
 (crédito: JOEL SAGET / AFP)
(crédito: JOEL SAGET / AFP)

A vacina contra a covid será gratuita na Itália, onde será administrada primeiro ao pessoal médico e depois a pessoas em lares de idosos, anunciou nesta quarta-feira o ministro da Saúde, Roberto Speranza.

"A vacina será distribuída gratuitamente para todos os italianos. Não será obrigatória no início. O governo vai controlar o andamento da campanha de vacinação", explicou o ministro em discurso no Senado.

A campanha de vacinação terá início na primavera boreal de 2021, mas os primeiros lotes de vacinas da Pfizer e Moderna serão entregues entre o final de dezembro e o início de janeiro.

A Itália assinou contratos de fornecimento de vacinas com AstraZeneca, Johnson & Johnson, Sanofi, Pfizer, CureVac e Moderna, segundo o ministro.

Médicos e profissionais da saúde, cerca de 1,4 milhão de pessoas, serão os primeiros a serem vacinados, seguidos por residentes de lares de idosos (570 mil pessoas).

Em seguida, professores, policiais e carcereiros serão vacinados, antes de passarem para a população como um todo.

"Enfim estamos vendo a luz no fim do túnel", declarou o ministro.

A Itália, o primeiro país europeu duramente atingido pela primeira onda de coronavírus, enfrenta atualmente uma segunda onda da pandemia.

A península, que tem 60 milhões de habitantes, já registrou mais de 56.000 mortes.

Enquanto o movimento antivacina é forte na Itália, o ministro Speranza pediu a todos os parlamentares que apoiassem a campanha de vacinação.

"Este não é um assunto do governo ou da oposição, é um assunto italiano", disse ele.

O governo está prestes a anunciar novas medidas anticovid para as festas de fim de ano. Em geral, irá confirmar o toque de recolher que está em vigor a partir das 22h e manterá o sistema de três cores para distinguir as regiões de acordo com o risco: amarelo (risco moderado), laranja (risco intermediário) e vermelho (risco alto).

"O sistema está funcionando", comentou Speranza.

"Devemos encarar os próximos feriados com a maior seriedade, pois queremos evitar novos fechamentos em janeiro e fevereiro (...) Que a mesma imprudência que vimos nos meses de verão não se repita nas férias de Natal", alertou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação