EUA

Biden quer posse 'segura' e reduzida, sem aglomerações

Presidentes recentes fizeram o juramento em uma cerimônia ao ar livre no Capitólio dos Estados Unidos com a presença do antecessor, mas o presidente Donald Trump não quis se comprometer a comparecer ao evento e segue se recusando a admitir a derrota nas eleições

Agência France-Presse
postado em 04/12/2020 19:24
 (crédito: Jim Watson/AFP)
(crédito: Jim Watson/AFP)

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta sexta-feira (4) que espera que sua posse em janeiro seja um evento em escala reduzida, com ênfase na segurança por causa da pandemia do coronavírus.

"Vamos seguir a ciência e as recomendações dos especialistas para manter as pessoas seguras", disse Biden a repórteres.

"Portanto, é altamente improvável que haja um milhão de pessoas no passeio", declarou. "Meu palpite é que provavelmente não haverá um desfile inaugural gigantesco na Avenida Pensilvânia."

"Meu palpite é que haverá uma cerimônia em um palanque, mas não sei como tudo vai funcionar", afirmou.

Presidentes recentes fizeram o juramento em uma cerimônia ao ar livre no Capitólio dos Estados Unidos com a presença do antecessor, mas o presidente Donald Trump não quis se comprometer a comparecer ao evento e segue se recusando a admitir a derrota nas eleições.

Biden, de 78 anos, deve tomar posse como 46º presidente dos Estados Unidos em 20 de janeiro de 2021.

Ele disse que espera que a posse seja "algo mais próximo do que foi a convenção (democrata) do que uma posse típica". A convenção do Partido Democrata foi majoritariamente virtual, devido à covid-19.

"Acredito que vocês verão muitas atividades virtuais em estados de toda a América envolvendo ainda mais pessoas do que antes", especulou Biden.

"As pessoas querem celebrar", disse ele. "As pessoas querem poder dizer que passamos o bastão, estamos seguindo em frente, a democracia está funcionando."

Biden disse que tinha certeza de uma coisa: "em meu discurso inaugural, vou pedir às pessoas que se comprometam por 100 dias a usar máscara".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação