INVESTIGAÇÃO

Construtora brasileira defende atuação em grande obra investigada na Colômbia

Projeto Hidroituango, que deve cobrir um quinto da demanda de energia do país, começou no noroeste da Colômbia em 2010, e sua conclusão estava prevista para o final de 2018

Agência France-Presse
postado em 05/12/2020 16:16
 (crédito: AFP/JOAQUIN SARMIENTO)
(crédito: AFP/JOAQUIN SARMIENTO)

A empreiteira brasileira Camargo Correa defendeu sua participação na construção da maior hidrelétrica da Colômbia, obra em andamento que está sendo objeto de investigação tributária por atrasos e custos extras.

"Nestes 8 anos, todas as etapas da obra foram previamente validadas pelo seu cliente, cumprindo os compromissos contratuais", afirmou a construtora em mensagem enviada à AFP.

O projeto Hidroituango, que deve cobrir um quinto da demanda de energia do país, começou no noroeste da Colômbia em 2010, e sua conclusão estava prevista para o final de 2018.

No entanto, dois anos depois, a obra está inacabada e foi cenário de uma emergência em que um bloqueio no único túnel de drenagem da barragem causou uma repentina inundação que obrigou a evacuação de 25.000 pessoas, em abril de 2018.

Na última quinta-feira, a controladoria colombiana acusou Camargo Correa junto com outros 27 ex-funcionários e empreiteiros em um processo por supostas "falhas e improvisações" na construção da hidrelétrica.

As obras estão sendo executadas pelo consórcio CCC Ituango, formado pelas brasileiras Camargo Correa (55%) e as colombianas Conconcreto (35%) e Coninsa-Ramón H (10%).

Segundo a entidade de fiscalização, a construtora terá de responder especificamente por "atrasos sistemáticos" na execução da obra.

A empresa brasileira afirmou estar "contribuindo de forma transparente" com a investigação e expressou sua confiança "nos órgãos competentes para avançar em prol da integridade e da transparência, essenciais para a conclusão da obra", prevista para 2022.

Após a imputação dos encargos, será realizado um processo de responsabilidade fiscal, que não implica sanção penal, mas que pode levar à apreensão de bens.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação