Pandemia

Chega a Roma primeiro voo 'à prova de covid' procedente dos Estados Unidos

O vôo que partiu de Nova York é uma das iniciativas para reabrir as rotas aéreas entre Europa e Estados Unidos, bloqueadas pela pandemia

Agência France-Presse
postado em 09/12/2020 12:29 / atualizado em 09/12/2020 12:31
Um passageiro deficiente (C) que acabou de pousar de Nova York em um voo da Alitalia passa por um teste rápido de antígeno para covid-19 em 9 de dezembro de 2020 em uma estação de testes montada no aeroporto Fiumicino de Roma. -  (crédito: ANDREAS SOLARO / AFP)
Um passageiro deficiente (C) que acabou de pousar de Nova York em um voo da Alitalia passa por um teste rápido de antígeno para covid-19 em 9 de dezembro de 2020 em uma estação de testes montada no aeroporto Fiumicino de Roma. - (crédito: ANDREAS SOLARO / AFP)

O primeiro voo "à prova de covid" chegou a Roma, nesta quarta-feira (9/12), procedente de Nova York, uma iniciativa para abrir as rotas aéreas entre Europa e Estados Unidos, bloqueadas pela pandemia.

Os passageiros tiveram de apresentar um teste negativo de covid-19 realizado 48 horas antes de embarcar no voo da Alitalia, no aeroporto Kennedy, e fazer outro teste na chegada em Roma.

Os 100 passageiros a bordo deram negativo para o teste, segundo a agência italiana de notícias AGI, resultado que lhes permitiu evitar a quarentena de 14 dias exigida dos passageiros procedentes dos Estados Unidos.

Entre eles estava Chiara, uma italiana que vive nos Estados Unidos e que viajou com o marido e um filho de sete meses para visitar a família.

"Faz um ano que não vamos à Itália", contou à AFP.

"Nosso filho nasceu em abril e até agora ninguém das nossas famílias pôde conhecê-lo. É por isso que estamos tão emocionados", confessou.

Todas as pessoas a bordo tinham de usar máscaras e trocá-las a cada quatro horas, conforme as disposições para o voo.

"É uma experiência extraordinária, porque reativa as viagens aéreas, a mobilidade e a economia mesmo com o coronavírus em circulação", declarou Nicola Zingaretti, governador da região do Lazio, que inclui Roma.

A iniciativa foi lançada em setembro para viagens domésticas entre Roma e a capital financeira italiana, Milão, ao norte, com o lema "voo livre de vírus".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação