Auxílio humanitária

Primeiro comboio de ajuda internacional chega à capital de Tigré, na Etiópia

A comunidade internacional solicitava há várias semanas acesso de ajuda humanitária

Agência France-Presse
postado em 12/12/2020 09:33
 (crédito: AFP / EDUARDO SOTERAS)
(crédito: AFP / EDUARDO SOTERAS)

Um comboio de ajuda humanitária chegou neste sábado (12/12) a Mekele, a capital da região etíope de Tigré, pela primeira vez desde o início de uma operação do exército federal há mais de um mês, informou o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

O comboio, ao qual se uniu a Cruz Vermelha etíope, foi organizado em coordenação com as autoridades etíopes, afirmou o CICV em um comunicado.

A comunidade internacional solicitava há várias semanas acesso de ajuda humanitária a esta região, praticamente isolada do mundo desde o início de uma operação militar em 4 de novembro que tinha o objetivo de destituir as autoridades regionais dissidentes.

"Esta é a primeira vez desde a explosão dos confrontos em Tigré, há mais de um mês, que ajuda internacional chega a Mekele", destacou a organização, que tem sede em Genebra.

Os sete caminhões da Cruz Vermelha transportam remédios e material médico para atender mais de 400 feridos, assim como produtos para tratar doenças comuns e crônicas.

Os recursos estão destinados ao hospital Ayder, principal estabelecimento de Mekele, onde moram quase meio milhão de pessoas, assim como à unidade regional de saúde e à farmácia da Cruz Vermelha etíope nesta cidade.

"Depois de semanas sem abastecimento, sem água corrente e sem energia elétrica, os médicos e os enfermeiros se viram obrigados a fazer escolhas impossíveis entre os serviços que poderiam ser mantidos e os que deveriam ser suprimidos", afirmou Patrick Youssef, diretor regional do CICV na África, em referência ao hospital Ayder.

O ministério da Saúde também distribuiu remédios e material médico aos centros de saúde da capital neste sábado, segundo o CICV.

O comboio da Cruz Vermelha também levou à região cobertores, lonas, utensílios de cozinha, roupas e sabonete para as 100 famílias que foram obrigadas a abandonar suas casas em consequência dos combates, além de equipamentos para melhorar o acesso à água e sistema de esgoto.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação