Ciberataques

Estados Unidos confirmam ataques cibernéticos russos a departamentos do governo

A embaixada da Rússia nos Estados Unidos respondeu e denunciou informações "infundadas" da imprensa, negando o papel do país nos supostos ataques

Agência France-Presse
postado em 14/12/2020 09:40
 (crédito: Danilson Carvalho/CB/D.A Press; )
(crédito: Danilson Carvalho/CB/D.A Press; )

O governo dos Estados Unidos confirmou no domingo (13/12) que suas redes de computadores foram afetadas por um ataque cibernético, enquanto o jornal The Washington Post informou que pelo menos dois departamentos, incluindo o Tesouro, foram alvos de hackers russos.

"Estamos trabalhando em estreita colaboração com nossas agências associadas em relação a atividades recentemente descobertas nas redes governamentais", disse à AFP um porta-voz da Agência de Segurança de Infraestrutura e Cibersegurança (CISA, na sigla em inglês).

"A CISA está fornecendo assistência técnica às entidades afetadas, enquanto trabalha para identificar e mitigar qualquer comprometimento potencial", completou.

A Rússia estaria por trás dos ataques, que teriam conseguido invadir os sistemas dos departamentos do Comércio e do Tesouro, destacou o Washington Post.

O Post informou que os ataques de domingo estavam relacionados a outro registrado na semana passada contra a empresa de segurança cibernética FireEye, que afirmou que suas próprias defesas foram violadas por hackers sofisticados que roubaram ferramentas utilizadas para testar os sistemas de informática dos clientes.

A FireEye indicou que suspeita de um ataque patrocinado por um Estado.

A imprensa americana noticiou que o FBI estava investigando um grupo que trabalhava para o serviço de Inteligência externa russo, SVR.

Também indicou que o mesmo grupo atacou agências governamentais dos Estados Unidos durante a administração de Barack Obama.

"O governo dos Estados Unidos está a par das informações, e estamos tomando todas as medidas necessárias para identificar e corrigir quaisquer possíveis problemas relacionados a esta situação", declarou o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Ullyot.

A embaixada da Rússia nos Estados Unidos respondeu e denunciou informações "infundadas" da imprensa, negando o papel do país nos supostos ataques.

"As atividades maliciosas no espaço da informação contradizem os princípios da política externa russa, os interesses nacionais e nossa visão das relações entre Estados", afirmou a embaixada em um comunicado publicado em sua página do Facebook.

"A Rússia não realiza operações de ataques na Internet", completou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação