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Falha no mecanismo de login gerou queda do Google, diz especialista

Sistema ficou fora do ar em todo o mundo nas primeiras horas desta segunda-feira, usuários relataram problemas em diversos serviços como Youtube, Gmail e Drive

Correio Braziliense
postado em 14/12/2020 11:36 / atualizado em 21/08/2023 12:42
Usuários relataram problemas para acessar serviços do Google desde as 8h30 da manhã desta segunda, maioria das reclamações ocorreu às 9h35 -  (crédito: AFP / Kenzo TRIBOUILLARD)
Usuários relataram problemas para acessar serviços do Google desde as 8h30 da manhã desta segunda, maioria das reclamações ocorreu às 9h35 - (crédito: AFP / Kenzo TRIBOUILLARD)

Usuários do sistema Google tiveram uma surpresa no início da manhã desta segunda-feira (14/12). Serviços da gigante californiana, como Youtube, Gmail e Google Drive, ficaram fora do ar por cerca de duas horas. “O Google não costuma divulgar o motivo quando esse tipo de problema acontece, mas nós identificamos que o a falha estava no mecanismo de login da empresa. Então, tudo que precisa de uma identificação ficou fora do ar”, explica o consultor de tecnologia Luís Felipe Taveira.

Segundo ele, isso fez com que não só os serviços da empresa tenham ficado indisponíveis, como também sites de concorrentes que usam a opção de logar com o Gmail estivessem inacessíveis para os usuários. “Não foi uma queda de um produto só, mas de todos os que precisam de identificação. Apesar disso, verificamos que o buscador continuou funcionando”, ressaltou.

Taveira frisa que o problema foi resolvido, mas que, até isso acontecer o impacto foi grande em todo o mundo. “Não foi um problema no Brasil, a queda foi global e virou trending toppic (lista dos assuntos mais comentados) no Twitter muito rapidamente. Pessoas tiveram que desmarcar reuniões agendadas para ocorrer pelo Meet, muita gente teve sua rotina de trabalho alterada sem conseguir acessar e-mails”, exemplificou.

Entenda

De acordo com o portal Downdetector, que reúne informações de problemas no mundo online, as primeiras falhas foram reportadas por volta das 8h30 desta manhã. O pico de notificações ocorreu cerca de meia hora depois, às 9h35, caindo drasticamente a partir das 10h.

Ainda há relatos de problemas para acessar os serviços, mas as reclamações caíram para quase um décimo do que foi visto no auge do problema. As regiões que mais registraram reclamações foram Estados Unidos, Europa, e América Latina, especialmente Argentina e Brasil.

Em setembro deste ano, os serviços ligados à Google Cloud Plataforma enfrentaram um problema parecido, com interrupções no funcionamento e instabilidade no acesso dos usuários. Na ocasião, a crise foi resolvida em cerca de uma hora.

O Correio entrou em contato com a assessoria de imprensa do Google no Brasil para entender a queda desta segunda-feira, mas ainda não recebeu uma resposta.

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