Vacina

"É o começo da erradicação da covid-19", diz ao Correio segundo cidadão dos EUA a tomar vacina

O país começou a vacinação emergencial nesta segunda-feira

Rodrigo Craveiro
postado em 14/12/2020 19:22 / atualizado em 14/12/2020 19:29
 (crédito: Arquivo pessoal )
(crédito: Arquivo pessoal )

 

Yves Michel Duroseau, diretor de Medicina de Emergência do Hospital Lenox Hill, em Nova York, foi o segundo cidadão dos Estados Unidos a receber, nesta segunda-feira (14/12), a vacina da Pfizer/BioNTech contra o Sars-CoV-2, o vírus causador da covid-19. Ele falou ao Correio, com exclusividade, por meio do WhatsApp;

Como se sente por ter sido escolhido para tomar a vacina contra a Sars-CoV-2 e qual o simbolismo deste momento?
Era importante que um médico se tornasse um modelo para a imunização, a fim de mostrar que a vacina era segura. Também sou um negro, haitiano-americano. Por isso, também era importante ser o "rosto" de comunidades que foram desproporcionalmente impactadas pela covid-19, para que elas não temam a vacinação.

O senhor está completamente confiante na eficácia da vacina?
Estou confiante na vacinação, com base na revisão que fiz da literatura médica. Mais de 21 mil pacientes receberam a vacina durante os testes clínicos, sem grandes complicações. Isso também deve ser equilibrado com o fato de que milhares de pessoas ainda morrem diariamente de covid-19 no mundo.

Este pode ser o início da cura da covid-19?
Creio que é o começo da erradicação em potencial do vírus. Mas isso va exigir que uma ampla porcentagem, 75% ou mais, da população mundial tome a vacina.

Como o senhor definiria esta doença?
O vírus causador da covid-19 é imprevisível. Felizmente, a maioria das pessoas fica bem, mas você nunca tem certeza do que ele fará a um indivíduo, mesmo que não seja de alto risco. (RC)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação