Relatório

Execuções nos EUA atingem o nível mais baixo em 29 anos

Um relatório de fim de ano do Centro de Informação sobre a Pena de Morte aponta que 17 presos foram executados em 2020 nos Estados Unidos, cinco a menos que em 2019

Agência France-Presse
postado em 16/12/2020 15:54
 (crédito: MANDEL NGAN / AFP)
(crédito: MANDEL NGAN / AFP)

As execuções de condenados à morte nos Estados Unidos alcançaram seu nível mais baixo em quase 30 anos em 2020, informou nesta quarta-feira (16) um órgão de controle independente, apesar de um aumento sem precedentes das execuções por parte do governo federal antes da saída da atual gestão.

Um relatório de fim de ano do Centro de Informação sobre a Pena de Morte aponta que 17 presos foram executados em 2020 nos Estados Unidos, cinco a menos que em 2019.

Portanto, o número total de execuções, em nível estadual e federal, é o mais baixo desde 1991.

"As execuções paralisaram por completo em julho em nível estadual devido às preocupações com a saúde pública relacionadas com a covid-19", diz o relatório, que também afirma que esta queda nas execuções faz parte de uma "tendência a longo prazo".

Colorado se tornou em 2020 o 22º de 50 estados a abolir a pena de morte.

Mas, ao mesmo tempo o governo de Trump encerrou uma moratória de 17 anos sobre as execuções federais em julho, quando o supremacista branco Daniel Lewis Lee recebeu uma injeção letal.

Sem o aumento significativo das execuções ordenadas pelo governo Trump, o número total seria ainda menor. Dos 17 condenados à morte executados, dez o foram pelo governo federal.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação