Europa prepara vacinação

Com o avanço da segunda onda da covid-19, países decidem iniciar, juntos, a campanha de imunização, possivelmente no próximo dia 27, data proposta pela Alemanha, que bate recordes de infecções e de óbitos. Continente teme pelos efeitos das celebrações natalinas

Correio Braziliense
postado em 16/12/2020 22:22
 (crédito: Armando Babani/AFP)
(crédito: Armando Babani/AFP)

Em meio à alta de casos da covid-19, a União Europeia (UE) fechou questão. Todos os 27 países-membros do bloco começarão a vacinar contra o coronavírus simultaneamente, ainda este ano, anunciaram autoridades de Bruxelas. O Reino Unido, que deixou a UE em janeiro passado, iniciou a imunização da população na semana passada, seguido pelos Estados Unidos, na última segunda-feira. Isso inquietou, em especial, a Alemanha, que voltou, ontem, a adotar um confinamento parcial, enquanto registrava recorde de diagnósticos da doença.

“Começaremos, assim que possível, a vacinação todos juntos, no mesmo dia, da mesma forma como enfrentamos juntos essa pandemia”, destacou a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, no Parlamento Europeu. No que depender de Berlim, a campanha terá início no dia 27.

Diante de uma segunda onda potente, a Europa está preocupada, sobretudo, com as consequências das festas natalinas. O escritório europeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu o uso da máscara nas celebrações e precauções extremas, porque o risco de que os números se agravem, em janeiro, é alto.

Com os sistemas de saúde sobrecarregados em vários países, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA), órgão regulador para a UE, antecipou para segunda-feira sua reunião, antes prevista para 29 de dezembro, na qual avaliará a aprovação da vacina desenvolvida pelos laboratórios Pfizer/BioNTech — imunizante adotado no Reino Unido e nos EUA.

Em todo mundo, a pandemia deixou, até o momento, aproximadamente 1,6 milhão de mortos e 73 milhões de casos de contágio. O continente europeu soma mais de 22,7 milhões de infecções e quase meio milhão de mortes. Na última semana, registrou cerca de 1,7 milhão de novos diagnósticos e 34,5 mil óbitos por coronavírus.

Sem controle

A Alemanha, que sofre uma segunda onda da pandemia muito mais grave e incontrolável do que a primeira, registrou, entre terça-feira e ontem, 952 mortes por covid-19, um recorde, e mais de 27 mil contágios. O governo de Angela Merkel, decidiu, então, que os alemães deverão respeitar um confinamento parcial até 10 de janeiro.

As medidas restritivas incluem o fechamento de escolas e de comércios não essenciais, além de limitação de viagens e de contatos sociais. O lema é “vamos ficar em casa”, nas palavras da chanceler alemã e das autoridades regionais. “A curva (de infecções) vai muito mal”, alertou Merkel.

Em outros países europeus, a situação não é muito mais animadora. No Reino Unido, pubs, restaurantes e hotéis de Londres terão de fechar pela terceira vez este ano. Dinamarca e Holanda decretaram grandes medidas de confinamento para as próximas semanas.

Na França, onde bares, restaurantes, cinemas, museus e outros lugares de lazer estão fechados desde o fim de outubro, está em vigor um toque de recolher entre 20h e 6h locais. Na Espanha, o premiê Pedro Sánchez disse que é preocupante o aumento dos contágios, que superaram os 10 mil ontem. “É preciso endurecer o plano de Natal. Não tenham dúvidas de que esse governo vai propor (isso) aos governos autônomos, porque não podemos relaxar.”

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Explosão de casos nas Américas


Em apenas uma semana, os países das Américas registraram quase 5 milhões de casos de contágio por covid-19, com uma tendência de avanço da pandemia no Canadá e nos Estados Unidos, segundo informações divulgadas, ontem, pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). “Os dois países continuam sendo os principais impulsionadores dos casos”, afirmou a diretora da Opas, Carissa Etienne, em entrevista coletiva virtual.

A Opas alertou que, no Canadá, as hospitalizações estão aumentando, especialmente nas regiões centrais. O aumento gerou preocupação pela capacidade hospitalar do país. O organismo também destaca que os Estados Unidos, que detêm o maior número de mortes na pandemia (mais de 300 mil), registraram um recorde de 248 mil casos em 24 horas.

Na América Central, a Opas indicou que Panamá e Belize registram aumento dos casos. Já Honduras, El Salvador, Guatemala e Nicarágua têm, relativamente, poucos contágios. No entanto, Carissa Etienne alertou que essa tendência deve ser observada com precaução devido aos furacões Eta e Iota, que podem ter impactado os sistemas de registro.

Em relação à situação do sul do continente, Brasil e Colômbia são os países com mais novos casos. A Opas indicou que há um aumento preocupante dos contágios no sul do território brasileiro.

Desde o início da pandemia, a região das Américas acumulou quase 31 milhões de casos e 787 mil mortes por covid, cerca de metade de todos os diagnósticos e óbitos no mundo.

 

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação