Mike Pence, vice-presidente do governo Donald Trump e coordenador da força-tarefa de combate à pandemia da Casa Branca, recebeu, ontem, a vacina da Pfizer/BioNTech. A imunização do republicano foi transmitida em rede nacional de televisão, horas antes de a FDA — agência federal reguladora de medicamentos e alimentos — autorizar o uso emergencial também da vacina da Moderna. A aprovação foi anunciada na noite de ontem.
“Construir a confiança na vacina é o que nos traz aqui nesta manhã”, declarou Pence. “Eu não senti nada. Foi bem-feito, e agradecemos seu serviço ao país. (...) O povo americano pode estar confiante: temos uma, e talvez dentro de algumas horas, duas vacinas contra o coronavírus seguras para você e sua família”, acrescentou, em alusão ao imunizante da Moderna.
Além de Pence, a mulher dele, Karen, e o cirurgião-geral Jerome Adams foram imunizados. Trump não compareceu à cerimônia, no complexo da Casa Branca. Robert Redfield, diretor do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), assistiu à imunização, aplicada por funcionários do Centro Nacional Médico Walter Reed, de Bethesda (Maryland).
Biden
O presidente eleito, Joe Biden, 78 anos, irá se vacinar na próxima segunda-feira, também em um ato público, a fim de afastar o ceticismo envolvendo a segurança do imunizante, anunciou seu porta-voz. “Na próxima segunda-feira, o presidente eleito e a mulher, Jill Biden, receberão a primeira dose da vacina Pfizer, em Delaware”, informou Jen Psaki. A futura vice-presidente, Kamala Harris, deverá se vacinar na semana seguinte.
A presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, 80 anos, também foi imunizada ontem. Ela publicou duas fotos, em seu perfil no Twitter (@SpeakerPelosi), na qual aparecia recebendo a vacina no braço esquerdo e assinando um documento. “Hoje, com confiança na ciência, (…) recebi a vacina contra a covid-19. Enquanto a vacina for distribuída, devemos todos continuar a usar máscara e a adotar o distanciamento social, além de outros passos para salvar vidas e esmagar o vírus”, escreveu a deputada, integrante do Partido Democrata.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.